APRESENTAÇÃO

O ALMOÇO VIRTUAL é um projeto de educação para a saúde que visa promover a informação e o espírito crítico das crianças e adolescentes portugueses no sentido de estes efetuarem escolhas alimentares saudáveis.

Este projeto é enquadrado no contexto nacional onde se assiste a uma alteração de estilos de vida, nomeadamente do tipo de dieta, que se tem vindo a afastar da dieta Mediterrânea, incorporando características menos saudáveis decorrentes de uma alimentação baseada em maior quantidade de gorduras e hidratos de carbono.

O desenvolvimento sustentado de hábitos dietéticos equilibrados em todas as classes económicas e sociais é apenas possível através de um processo integrado na educação das crianças e adolescentes. Pretende-se melhorar perceção da importância que uma alimentação mais saudável tem na qualidade de vida de cada um.

Destacam-se como principais eixos do projeto não só a promoção de escolhas informadas, como também a minimização do impacto das desigualdades socioeconómicas, especialmente junto da população escolar, respetivas famílias e comunidade envolvente.

O projeto ALMOÇO VIRTUAL surge de uma preocupação partilhada pela Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, a KeyPoint – Consultoria Científica e a Direção-Geral da Saúde, preocupação esta que motivou um protocolo de colaboração para a sua implementação.

SELF-SERVICE

O Self-service é a principal atividade do projeto ALMOÇO VIRTUAL, através do qual se convida os participantes a compor uma refeição com alimentos simulados. Fomenta-se o espírito crítico através da demonstração da composição nutricional da refeição escolhida.

A fatura nutricional é o documento resultante desta atividade, onde cada participante tomará consciência dos nutrientes que predominam na escolha efetuada, assim como um custo estimado.

SABES O QUE COMES?

SABES O QUE COMES? é um jogo de computador sob a forma de quiz, em que são mostrados simultaneamente dois ou mais alimentos confecionados, e em que o objetivo é responder acertadamente ao maior número possível de perguntas que, relacionam os dois alimentos apresentados ao nível das suas composições nutricionais.

SABES COMO FUNCIONA?

O espaço ‘como funciona?’ é composto por vários modelos anatómicos que são usados para explicar diversas doenças relacionadas com a alimentação e estilos de vida.